A primeira edição desse novo projeto reuniu importantes personalidades das cadeias produtivas local, regional e estadual, promovendo conteúdo estratégico para o planejamento dos negócios
O Meeting Conexão Setorial – Ribeirão Preto e região reuniu, no último dia 24/7, no auditório da Fatec RP, especialistas, entidades de classe e empresariais, lideranças das cadeias produtivas local, regional e estadual, lideranças políticas, agentes públicos e empreendedores. O tema central foi “Varejo, Hotéis e Restaurantes: desafios e oportunidades para o segundo semestre de 2024”, conectando esses importantes setores e segmentos da cadeia produtiva. Além de debater ideias e identificar caminhos para novas parcerias, o Meeting também trouxe informações estratégicas para o planejamento dos negócios no período 2024/2025, e promoveu networking qualificado.
“É fundamental essa união de forças entre os diversos players do nosso desenvolvimento socioeconômico. Quando a construção é coletiva o resultado é muito mais rico. O Meeting cumpriu esse objetivo. Trouxe diversos pontos de vista que, quando se conectam, dão uma visão mais clara do cenário e oferecem subsídios importantes para a tomada de decisão. Agregou muito valor, em especial para a atividade lojista”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente cerca de 25 mil CNPJs em Ribeirão Preto e mais 43 municípios da região.
Segundo André Rezende, coordenador do Meeting, “Essa foi apenas a primeira edição desse projeto inédito com foco na integração da cadeia produtiva local/regional. Desta forma vamos potencializando um ciclo de prosperidade permanente em que todos ganham. Queremos frutificar essa semente. Já estamos preparando os próximos encontros”, revela.
Conteúdo estratégico
O cientista político e CEO do Instituto IBESPE, Marcelo Di Guiseppe, apresentou estudo inédito preparado exclusivamente para o Meeting. Contextualizou a linha do tempo da política, desde 2012, com suas principais variáveis, e projetou os impactos na economia considerando o cenário eleitoral de 2024. “Foram dados muitos bem fundamentados, apresentados de uma forma técnica e didática. Os pontos de atenção macropolíticos, macroeconômicos e os voltados aos pequenos negócios, foram grandes diferenciais. Aprendemos muito e compreendemos melhor o que está acontecendo no país”, diz Rubens Antônio dos Santos, presidente do SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista) que representa mais de 20 mil CNPJs das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos.
No segundo painel, Edson Pinto, diretor-executivo da FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Sã Paulo), que reúne 24 sindicatos empresariais regionais, apresentou aspectos e oportunidades para melhorar a performance do setor e ajudar a superar os desafios da recuperação no pós-pandemia. “Ele ainda tocou em um ponto fundamental que é a importância da representatividade setorial, exercida especialmente pelos sindicatos, para a defesa e desenvolvimento de todos os setores/segmentos da cadeia produtiva. Claro que cada categoria econômica tem suas especificidades, no entanto, ficou claro que há muitos pontos em comum nas agendas e que a cooperação intersetorial pode fortalecer ainda mais a defesa dessas causas”, observa José Carlos Canesin, presidente do SINCOMERCIO STZ (Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho e região), que abrange seis municípios e cerca de 7 mil CNPJs.
No terceiro painel, o economista Jaime Vasconcellos, do CCV-SP (Conselho do Comércio Varejista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo/FECOMERCIOSP), fez um verdadeiro raio-x do atual cenário do Varejo, com alguns dados regionais. “Do macro para o micro, confirmou que o Comércio Varejista atravessa uma fase de grandes desafios e mostrou o caminho da competitividade do setor que é um dos pilares da economia. Jaime apresentou os indicadores de uma forma tão precisa que foi possível enxergar nitidamente o que vem pela frente. Também foi importante a provocação que ele fez, convidando o empreendedor a focar mais nas oportunidades de negócios, e menos nas notícias negativas. Isso vale para todos os setores produtivos!”, destaca Lopes.
O Sebrae SP também apresentou o novo projeto para o setor de Turismo de Ribeirão e região, no painel ministrado pela consultora Fabiana David. “O debate final, no Clube de Especialistas, amarrou todos os assuntos de uma forma consistente e reforçou o quanto a integração da cadeia produtiva, de forma transversal, é fundamental para o futuro do Brasil. Ainda deu abertura para que as entidades de trabalhadores mostrassem seus pontos de vista, entre tantos assuntos relevantes como educação profissionalizante, segurança, diálogo com o poder público, inovação e empreendedorismo. Foi muito produtivo!”, diz Paulo Arruda, gerente do Escritório Regional do Sebrae SP.
Somaram forças na realização do Meeting: SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares), SINCOMÉRCIO STZ (Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho e Região), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fatec Ribeirão Preto, Movimento Conexão Varejo e Núcleo 360 Marketing.
Apoio: FECOMERCIOSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), Sebrae SP, Associação Núcleo Postos RP, SINCOMERCIÁRIOS RP (Sindicato dos Empregados do Comércio), Sindicato dos Empregados de Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Fast Foods, Instituto ConecTwoo, Plataforma Figital Experience, CACs (Comitê de Assuntos Contábeis/SINCOVARP) e Moura Academy.
Da Redação.
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