Cinco passos para montar um plano de negócio de sucesso

Comece pela organização e a análise de mercado, depois invista em planos de marketing, operacional e financeiro

O Plano de Negócio é uma ferramenta utilizada pelas organizações para traçar um retrato realista do mercado e fornecer a estrutura necessária para a empresa para alcançar o sucesso. Ele deve ser construído em etapas, estabelecendo prazos, planilhas, receitas, entre outros quesitos.

E muita gente se engana ao pensar que um Plano de Negócio é elaborado apenas para empreendimentos em fases iniciais. A aplicação dessa ferramenta vai além da abertura de nova empresa e pode ser ajustada para novas unidades ou filiais. Para ajudar os empreendedores nesse desafio, o Sebrae preparou um passo a passo para estrear sua jornada na construção de um plano de negócio de sucesso:

1º passo – Organização

Para começar, monte um sumário contendo os pontos mais importantes de sua empresa. Ele será uma guia geral de seu empreendimento, para ajudar a norteá-lo e vender a ideia do seu negócio.

No início, é importante descrever quem são os empreendedores envolvidos e definir a missão, visão e valores do negócio. Além disso, é essencial deixar claro em qual setor da economia sua empresa atua. E não se esqueça de estabelecer o capital social – de forma simples, ele representa os recursos colocados pelos sócios na hora de montar o negócio.

2º passo – Análise de mercado

Com o sumário executivo em mãos, você já terá uma boa noção do que sua empresa precisa para prosperar. A partir daí, é hora de analisar o mercado no qual você estará inserido de forma mais aprofundada.

Para melhor conhecer os seus clientes, use diferentes técnicas: pesquisas, entrevistas e conversas informais, além de ficar de olho na concorrência. Identifique quais os principais players de seu segmento de atuação e conheça seus pontos fortes e deficiências.

Após compreender seus clientes e seus concorrentes, feche a sua análise de mercado estudando seus fornecedores. Eles são as pessoas que fornecerão a você as matérias-primas necessárias ou equipamentos e serviços que ajudarão o seu negócio a rodar.

3º passo – Plano de marketing

O terceiro passo para montar um plano de negócio bem-feito é o planejamento de marketing. O documento deve conter, no mínimo, quatro pilares básicos, que os estudiosos do setor chamam de “4Ps”:

  • Produto – o que você oferta;
  • Preço – quanto custa o que você oferta;
  • Praça – onde você oferta;
  • Promoção – com quais condições você oferta.

Esses quatro elementos são fundamentais para você transmitir o posicionamento de sua empresa ao público-alvo.

4º passo – Plano operacional

O quarto passo no seu plano de negócio será a definição de como se dará a operação da sua empresa. Aqui, você deverá definir: espaço físico, capacidade instalada e processos operacionais. Apenas após essas três etapas anteriores, feche o seu plano operacional pensando em dimensionamento de pessoal. Com espaço, capacidade e processos bem definidos, será mais fácil quantificar o número de profissionais necessários para colocar tudo em funcionamento.

5º passo – Plano financeiro

Sabemos que a parte financeira é o pulmão de toda empresa. Por isso, no plano financeiro, começamos com uma dica de ouro: seja realista. Uma boa análise financeira do negócio pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso logo nos primeiros meses de vida.

Quando for desenvolver o seu plano financeiro considere, no mínimo, os seguintes pontos: estimativa de investimentos necessários e de faturamento mensal; capital de giro; custos fixos e variáveis; custos com mão de obra; e os indicadores de viabilidade. Caso queira se aprofundar mais no assunto, acesse o curso do Sebrae Como elaborar um plano de negócio, on-line, 100% gratuito e com certificado digital.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias.

Foto: Agência Sebrae de Notícias.

Ribeirão Capital

Artigos relacionados:

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Agrishow
    • Fenasucro
    • Ecossistema Regional de Varejo
    • Conexão Varejo
    • Figital Experience
    • Cupom Azul
    • Inova Ribeirão
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Finanças e Fomento
    • Varejo e Consumo
    • Serviços
    • Indústria
    • Agro
    • Construção e Imóveis
    • Logística e Transportes
    • Automobilístico
    • Energia
    • Saúde
    • Liderança e Gestão
    • Feiras e Eventos
    • Entidades Setoriais
    • Política
    • Região Metropolitana
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Tecnologia
    • Empreendedorismo e Inovação
    • PMEs
    • Pesquisas e Indicadores
    • Turismo e Hotelaria
    • Cultura e Entretenimento
    • Economia Criativa
    • Terceiro Setor
    • ESG
    • Nossas Histórias
    • Gente que Inspira
    •   Back
    • Podcast
    • Artigos
    • Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique ligado!

O portal que te deixa por dentro de tudo que acontece na economia e no empresariado de Ribeirão Preto e região. Interaja com a gente.

Notícias mais lidas

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Agrishow
    • Fenasucro
    • Ecossistema Regional de Varejo
    • Conexão Varejo
    • Figital Experience
    • Cupom Azul
    • Inova Ribeirão
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Finanças e Fomento
    • Varejo e Consumo
    • Serviços
    • Indústria
    • Agro
    • Construção e Imóveis
    • Logística e Transportes
    • Automobilístico
    • Energia
    • Saúde
    • Liderança e Gestão
    • Feiras e Eventos
    • Entidades Setoriais
    • Política
    • Região Metropolitana
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Tecnologia
    • Empreendedorismo e Inovação
    • PMEs
    • Pesquisas e Indicadores
    • Turismo e Hotelaria
    • Cultura e Entretenimento
    • Economia Criativa
    • Terceiro Setor
    • ESG
    • Nossas Histórias
    • Gente que Inspira
    •   Back
    • Podcast
    • Artigos
    • Colunistas

Newsletter

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Destaques

Redes sociais

Categorias

Tags

    Edit Template

    REDES SOCIAIS

    MAIS LIDAS

    • All Post
    • Agenda
    • Editorias
    • Nenhuma categoria
    • Opinião
    • Projetos Especiais
      •   Back
      • Agrishow
      • Fenasucro
      • Ecossistema Regional de Varejo
      • Conexão Varejo
      • Figital Experience
      • Cupom Azul
      • Inova Ribeirão
      •   Back
      • Economia e Mercado
      • Finanças e Fomento
      • Varejo e Consumo
      • Serviços
      • Indústria
      • Agro
      • Construção e Imóveis
      • Logística e Transportes
      • Automobilístico
      • Energia
      • Saúde
      • Liderança e Gestão
      • Feiras e Eventos
      • Entidades Setoriais
      • Política
      • Região Metropolitana
      • Educação
      • Comunicação e Marketing
      • Tecnologia
      • Empreendedorismo e Inovação
      • PMEs
      • Pesquisas e Indicadores
      • Turismo e Hotelaria
      • Cultura e Entretenimento
      • Economia Criativa
      • Terceiro Setor
      • ESG
      • Nossas Histórias
      • Gente que Inspira
      •   Back
      • Podcast
      • Artigos
      • Colunistas