A medida, anunciada nesta quinta-feira (4), também é uma das reivindicações/indicações feitas pelo Comitê de Acompanhamento das Obras, liderado por SINCOVARP e CDL RP, e que reúne 23 instituições e movimentos setoriais de Ribeirão Preto
A RP Mobi anunciou na tarde desta quinta-feira (4), a flexibilização de corredores de ônibus em 10 avenidas e uma rua de Ribeirão Preto, que deixarão de ser faixa exclusiva e se tornarão faixa preferencial. A medida, que valerá a partir de 1/8, abrange os corredores das vias Dom Pedro I, Presidente Vargas, Saudade, Brasil, Marechal Costa e Silva, Braz Olaia Acosta, Luiz Galvão César, Fábio Barreto, José Cesário Monteiro da Silva, Capitão Salomão e Silveira Martins.
A flexibilização foi anunciada dias após a divulgação de dois estudos realizados pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), que apuraram queda média de vendas de -45% na Av. Dom Pedro I (desde que o corredor de ônibus começou a funcionar em outubro de 2022) e de -60% na Av. Nove de Julho (desde o início das obras de mobilidade em junho de 2023). A redução dos quadros de funcionários das empresas desses eixos comerciais foi de -33% e -25%, respectivamente.
“São números contundentes que estão repercutindo em toda a sociedade. Nossas pesquisas inéditas mediram e provaram os impactos e a gravidade da situação no Comércio Varejista de importantes avenidas de Ribeirão Preto, como efeitos colaterais da implantação dos corredores de ônibus”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, entidades que lideram o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade reunindo 23 instituições e movimentos setoriais da cidade e mais de 80 moradores de regiões impactadas. “A adoção de medidas para a flexibilização dos corredores de ônibus é uma das reivindicações feitas pelo Comitê que exerce o papel de principal interlocutor entre os lojistas e o poder público. A flexibilização é positiva e vai amenizar os impactos no Comércio melhorando o acesso de consumidores aos estabelecimentos. No entanto, ainda não resolve totalmente o problema”, completa.
A RP Mobi realizou avaliações que apontaram a viabilidade da flexibilização uma vez que as restrições têm sido bastante severas nos corredores de ônibus.
“O CPV SINCOVARP/CDL já está aplicando nova pesquisa sobre impactos dos corredores de ônibus em outro eixo comercial de Ribeirão Preto. Os indicadores apurados não só mostram a dimensão do problema, de forma mais precisa, mas também colaboram para a tomada de decisão”, finaliza Lopes.
Da Redação.
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