Segundo levantamento do CPV SINCOVARP/CDL, os segmentos de “Alimentos e Bebidas”, “Bares e Restaurantes” e “Cultura e Entretenimento”, serão protagonistas no período de folia
O Comércio Varejista de Ribeirão Preto projeta crescimento médio entre 6% e 8% nas vendas do Carnaval desse ano em relação ao mesmo período de 2023. É o que aponta o Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
“A tendência é de que tenhamos esse pico de vendas antes e nos dias de carnaval, e depois uma acomodação gradual do desempenho ao longo de fevereiro”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
Contexto
No ano passado, fevereiro teve alta de 5,8% nas vendas. Esse bom resultado foi registrado na comparação com o mesmo período de 2022, época em que ainda havia grande influência da pandemia nos hábitos dos brasileiros. “Agora, em 2024, com certa estabilidade da inflação e uma pequena queda das taxas de juros, o consumidor está um pouco mais animado, porém, ainda com um pouco de cautela até porque, em janeiro, vieram as contas de início de ano e muitas famílias tiveram gastos com as férias dos filhos e com materiais escolares na volta às aulas”, explica o pesquisador.
Campeões de vendas
Os segmentos que devem puxar a alta de vendas no Carnaval 2024, em Ribeirão Preto e região, são os de “Alimentos e Bebidas”, “Bares e Restaurantes”, “Cultura e Entretenimento”, “Vestuário e Acessórios”, “Calçados”, “Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência” e “Hotelaria”.
“Seja para viajar ou para passar os dias de Carnaval em Ribeirão ou região, muitos foliões acabam comprando algum produto de que necessite. Quem vai à praia ou opta por um roteiro turístico regional, por exemplo, sempre busca roupas novas, chinelos, acessórios e por aí vai. De alguma forma, aquece o Comércio”, analisa Galli.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima crescimento de 10% nas vendas durante o Carnaval, com uma movimentação de R$ 9 bilhões no país.
Horário do Comércio Tradicional
Na terça-feira (13), a abertura do Comércio de Ribeirão Preto será facultativa, das 8h às 18h.
Na quarta-feira (14), cinzas, a abertura é facultativa das 8h às 12h. Das 12h às 18h, abrirá normalmente.
Nos demais dias, o horário de funcionamento é o normal previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho. O SINCOVARP orienta os lojistas a consultarem a CCT disponível no www.sincovarp.com.br e no www.comerciariorp.org
Da Redação.
Fotos: Divulgação SINCOVARP/CDL e Agência Brasil EBC.