Entidades setoriais desenvolveram campanha de conscientização, com ênfase em suas bases de representação e nas redes sociais e grupos de WhatsApp; Destinações representam apenas 5% de todo potencial que é de quase R$ 40 milhões em Ribeirão Preto
O movimento pela destinação de parte do Imposto de Renda Pessoa Física (exercício 2023) a projetos do Terceiro Setor de Ribeirão Preto e região, intensificou esforços nessa reta final do prazo de envio da declaração anual, que termina no próximo dia 31 de maio de 2024 (sexta-feira).
Um grupo de entidades setoriais desenvolveu peças publicitárias com mensagens que estimulam o contribuinte a fazer a destinação de até 6% do IR devido. Lembrando que, nesse finalzinho de prazo, apenas Pessoas Físicas optantes pela modalidade de declaração completa podem destinar. Basta marcar o campo dessa opção no ato do preenchimento e envio do formulário. Em caso de dúvida, a orientação é conversar com o contador.
“A destinação feita no ato da declaração é a última oportunidade para que o contribuinte possa direcionar parte do seu IRPF 2023, ao Terceiro Setor. É uma das formas mais seguras e eficientes de ajudar. Se a pessoa já vai pagar o IR ao governo federal, que, pelo menos, destine uma parte do valor para iniciativas em prol da sociedade local/regional”, afirma Ana Lúcia Picão, presidente da Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região), uma das líderes da iniciativa.
A campanha vai ser veiculada nos canais de comunicação das próprias entidades, junto às respectivas bases de representação, parceiros e comunidade em geral, com maior ênfase nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Também vai direcionar o contribuinte para o site casadocontabilista.org.br onde estarão todas as informações sobre como realizar esse ato de solidariedade.
Segundo dados da Receita Federal, apurados em tempo real, até o fim da tarde desta sexta-feira (24) Ribeirão Preto havia registrado apenas 5% do potencial de destinações, que é de aproximadamente R$ 40 milhões na cidade.
Estão juntos nessa iniciativa: Aescon/Casa do Contabilista (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região), Instituto Ribeirão 2030, SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares), Associação Independente Núcleo Postos RP, Instituto ConecTwoo e Núcleo 360 Marketing e Comunicação.
Da Redação.
Imagem: Divulgação.