Mais de 30 painéis e uma feira de negócios fizeram parte da programação da Semana de Engenharia da AEAARP, realizada pela Associação de Engenharia de Ribeirão Preto, de 27 a 29/11, com o apoio do GEP-Grupo de Empresários Parceiros e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O evento gratuito, realizado no SENAI de Sertãozinho, contemplou a programação do II Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial.
A feira
Realizada paralelamente aos painéis, a área expositiva do evento teve uma feira de negócios que promoveu interação do público com soluções nas áreas de engenharia, consultoria à startups e de equipamentos inovadores.
Programação
No primeiro dia, especialistas discutiram inovação e competitividade no mercado de combustíveis verdes. O professor José Rossato Júnior, da Unesp, Henrique Berbert de Amorim Neto, presidente da Fermentec, e líderes de outras empresas abordaram sobre como a tecnologia pode alavancar a sustentabilidade industrial.
À tarde, um painel analisou o papel do biogás e hidrogênio renovável como combustíveis alternativos. O debate incluiu nomes como Alessandro Gardemann, diretor da Geoenergética, que explora o potencial desses combustíveis para a preservação ambiental e sua viabilidade para as indústrias.
O segundo dia aprofundou as tecnologias de eficiência na geração de vapor, energia e produção de açúcar. Especialistas, como José Campanari Neto, da MCE Engenharia e Sistemas, e Rodrigo Degaspari, da RDMJ, discutiram novas abordagens para otimizar a produtividade.
A programação do último dia destacou o painel sobre transformação digital na indústria, com foco na automação e tendências da Indústria 4.0. O coordenador de tecnologia do SENAI, Marcio Venturelli, abordou sobre como a Inteligência Artificial impacta diretamente a produção e a gestão de indústrias no Brasil.
Da Redação.
Foto: Divulgação.