Com chancela da Coisa Boa Produtora, e apoio de SINCOVARP, CDL RP, Movimento Vem pra Nove!, Sesc RP, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação Instituto do Livro de RP, Coletivo Afim e O Coletivo, a iniciativa acontece nesse domingo (21), aberta à população
Ocupar a tradicional Av. Nove de Julho, em Ribeirão Preto (SP), com um movimento multicultural de memórias, sabores e encontros. Esse é o inédito Festival Pé na Rua que será realizado no próximo dia 21 de setembro (domingo), das 12h às 21h, com acesso gratuito, entre as ruas Álvares Cabral e Barão do Amazonas.
O evento vai contar com ampla programação baseada no conceito de Economia Criativa:
- Palco principal: música e artistas locais;
- Corredor gastronômico: restaurantes e chefs da cidade;
- Espaço de lojas do entorno: vitrines, ativações e stands de vendas, no dia;
- Feira autoral: arte, artesanato, moda, design, produção local;
- Ações culturais: teatro de rua, performances, pintura ao vivo, oficinas;
- Espaço infantil: oficinas, brincadeiras, contação de histórias, teatro;
- Espaço 60+: atividades de bem-estar e memória afetiva;
- Meio Ambiente: iniciativas de sustentabilidade.

“Acreditamos na rua como espaço democrático e na arte como transformação, por isso desenvolvemos uma programação diversificada e democrática, voltada a famílias, jovens, crianças, idosos, comerciantes, turistas e moradores. É evento inclusivo, de acesso livre para conectar diferentes gerações e públicos em um mesmo espaço. Serão quatro edições por ano, sempre coincidindo com o período de mudança de estação”, explicam Isabela Rodrigues, Bruna Lapenta e Felipe Marques, sócios da Coisa Boa Produtora, responsáveis pela idealização e organização do Festival Pé na Rua.

Ainda segundo os produtores culturais, “A Av. Nove de Julho é parte da memória afetiva de Ribeirão Preto. Antigamente, palco de desfiles, festas e encontros, hoje luta para reviver. O Festival nasce para fortalecer o processo de reocupação da avenida com cultura, gastronomia e afeto, inspirado em eventos como Festival Pinheiros, SP na Rua e Virada Cultural, de grande sucesso em São Paulo”, observam.
União de forças
Ao planejar o Festival Pé na Rua, a produtora teve um gesto muito importante, buscou dialogar com SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Movimento Vem pra Nove!, instituições que – em parceria com empresários, moradores e a Prefeitura de Ribeirão Preto – lideram o Plano de Recuperação Socioeconômica da Av. Nove de Julho. “Os empreendedores locais foram convidados a participar ativamente do Festival. Foi uma conexão de propósitos imediata em alinhamento com a perspectiva de que essa integração de gastronomia, varejo e serviços, vai gerar oportunidades de vendas diretas, fortalecer o relacionamento com novos públicos e, ainda, valorizar a identidade comercial da avenida”, observa Lauro Santos, empresário que há 20 anos atua na avenida e integra o Movimento Vem pra Nove!

O Plano de Recuperação começou a ser implementado no final de março, com a liberação total do trânsito e do estacionamento na Av. Nove de Julho. A medida trouxe fôlego aos empreendedores após quase dois anos de obras problemáticas que chegaram a provocar queda de 60% nas vendas e de 25% dos postos de trabalho no corredor comercial, segundo levantamentos do CPV SINCOVARP/CDL RP (Centro de Pesquisas do Varejo).
Eixos de ação
O primeiro eixo estratégico é a articulação com imobiliárias especializadas para acelerar a ocupação inteligente dos imóveis vazios e, ainda, qualificar o mix comercial da Nove. O segundo é na área de segurança pública que, com a integração do programa Vizinhança Solidária da Nove de Julho ao do centro, já ganhou mais eficiência. O terceiro é na área de zeladoria urbana, com atuação direta das respectivas secretarias municipais. O quarto eixo trata de estratégias de promoções e vendas, que, por sua vez, se conecta diretamente ao quinto eixo que visa movimentar a avenida com ações e eventos que mostrem a região revitalizada e pronta para ser abraçada novamente pela população. “É aí que o Festival Pé na Rua chegou somando forças ao movimento que estamos fazendo acontecer, e trouxe uma abordagem diferente. Vale destacar que articulamos o apoio do Sesc RP à essa iniciativa. E é importante lembrar que o Sesc RP também está engajado na realização do projeto Viva a Nove!, outra ação importante que, uma vez por mês, fecha um trecho da via para atividades de cultura, lazer, esporte, saúde e cidadania, capitaneadas pela Secretaria de Cultura e Turismo”, diz André Rezende, head de relações institucionais e projetos, do SINCOVARP/CDL RP, e coordenador do Vem pra Nove!

Para Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, “Trata-se de um trabalho que, com muita persistência e resiliência, vai gerando resultados concretos. A Av. Nove de Julho é um símbolo da nossa cidade, muito castigado, que, agora, mais do que nunca, precisa ser prestigiado pelos ribeirão-pretanos. Daí a importância desse esforço coletivo, afinal, ninguém faz nada sozinho!”, finaliza.
Serviço
Festival Pé na Rua
Data: 21 de setembro de 2025 (domingo).
Horário: das 12h às 21h.
Endereço: Av. Nove de Julho, entre as ruas Álvares Cabral e Barão do Amazonas.
Acesso gratuito. É só chegar!
Informações pelo (16) 98205.9660 ou pelo Instagram @coisaboa_produtora.
Realização: Coisa Boa Produtora.
Apoio: SINCOVARP, CDL RP, Movimento Vem pra Nove!, Sesc RP, Secretaria de Cultura e Turismo/Prefeitura de Ribeirão Preto, Fundação Instituto do Livro de RP, Coletivo Afim e O Coletivo.
Da Redação.
Fotos: Acervo Coisa Boa Produtora/Divulgação.