Vendas do Comércio de Ribeirão Preto caíram -3,5% em maio

A pesquisa também apurou que os impactos das obras de mobilidade e a piora do cenário macroeconômico influenciaram na variação negativa que, só não foi maior, por causa da Agrishow e do Dia das Mães; Empregabilidade teve pequena alta de 0,5%

As vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto tiveram uma queda média de -3,5%, em maio de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Para efeito de comparação, segundo dados da Serasa Experian, o nível médio de atividade do Comércio, no Brasil, teve redução de -3,2% na semana que antecedeu a segunda data mais importante do calendário varejista, na comparação com 2023. Na cidade de São Paulo, o indicador apresentou queda de -4,7%.

“Em Ribeirão Preto, a queda só não foi maior porque tivemos a Agrishow e o Ribeirão Rodeo, no comecinho de maio, além do Dia das Mães. O fato de sermos uma capital regional de consumo, que recebe milhares de clientes das cidades do entorno, também ajudou a amenizar a situação. Resumindo: tivemos um leve pico de vendas, nos primeiros de maio, e, depois, uma queda de performance no restante do mês”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL.

Obras de mobilidade
Ainda segundo Galli, a pesquisa ainda revelou que, assim como ocorreu em abril, os impactos das obras de mobilidade contribuíram para o resultado negativo do Comércio Varejista em maio. “É bem verdade que as obras avançaram e, com isso, tivemos a liberação de algumas vias importantes. No entanto, outras vias foram interditadas. O fato é que grande parte dos consumidores evitou não somente aos trechos em obras, mas, também, às regiões no entorno das intervenções: centro, Av. Nove de Julho e Av. Treze de Maio. Na Av. Dom Pedro I, no Ipiranga, a proibição total de estacionamento continuou impactando os comerciantes que, segundo pesquisa realizada pelo CPV SINCOVARP/CDL RP, tiveram queda média de -45% nas vendas desde que o corredor de ônibus começou a funcionar na via em outubro de 2022. O movimento de clientes caiu -42% e a empregabilidade -33%”.

Análise macroeconômica
O pesquisador destaca que a incerteza com a economia também influenciou o desempenho negativo do Varejo em Ribeirão Preto e região. “Os impactos socioeconômicos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, geraram grande temor em diversos segmentos da cadeia produtiva nacional. De certa forma, essa notícia parece ter inibido o consumo. Outros fatores são o alto nível de endividamento da população brasileira e a aceleração da inflação que foi de +0,46%, em maio, ante +0,38% em abril”, observa.

Empregabilidade
A média de variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas no Varejo de Ribeirão Preto, em maio, foi levemente positiva em 0,5%, apontando para uma estabilidade. Esperando vendas mais aquecidas, especialmente com o Dia das Mães, alguns lojistas reforçaram suas equipes, porém, tal expectativa não se concretizou.

Índice de Confiança
Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL de curto prazo (sempre olhando para os três meses seguintes) registrou, em maio, média de 3,0 pontos (ante 2,6 pontos em abril), classificado como de regular para positivo. O índice de longo prazo (que olha para os 12 meses seguintes), registrou média de 2,8 pontos (ante 2,7 no mês anterior), também classificado como de regular para positivo.

“Aqui percebemos a esperança dos lojistas de que o mês de junho (curto prazo), com Dia dos Namorados, temporada de festas juninas e chegada de frio mais intenso, possa impulsionar as vendas gerando uma certa recuperação. No longo prazo, a expectativa é mais pessimista muito por causa dos prováveis impactos do cenário eleitoral e da insegurança sobre o futuro da economia. Desde a pandemia, a vida do Varejo não tem sido fácil. Com a chegada da vacina e o fim das severas restrições, o setor chegou a ter uma fase de recuperação, até porque havia uma demanda muito reprimida. No entanto, de 2023 para cá o ritmo não vem mantendo a força de que tanto precisa”, finaliza Galli.

Da Redação.

Foto: Agência Brasil EBC.

Ribeirão Capital

Artigos relacionados:

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Agrishow
    • Fenasucro
    • Ecossistema Regional de Varejo
    • Conexão Varejo
    • Figital Experience
    • Cupom Azul
    • Inova Ribeirão
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Finanças e Fomento
    • Varejo e Consumo
    • Serviços
    • Indústria
    • Agro
    • Construção e Imóveis
    • Logística e Transportes
    • Automobilístico
    • Energia
    • Saúde
    • Liderança e Gestão
    • Feiras e Eventos
    • Entidades Setoriais
    • Política
    • Região Metropolitana
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Tecnologia
    • Empreendedorismo e Inovação
    • PMEs
    • Pesquisas e Indicadores
    • Turismo e Hotelaria
    • Cultura e Entretenimento
    • Economia Criativa
    • Terceiro Setor
    • ESG
    • Nossas Histórias
    • Gente que Inspira
    •   Back
    • Podcast
    • Artigos
    • Colunistas

Fique ligado!

O portal que te deixa por dentro de tudo que acontece na economia e no empresariado de Ribeirão Preto e região. Interaja com a gente.

Notícias mais lidas

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Opinião
  • Projetos Especiais
    •   Back
    • Agrishow
    • Fenasucro
    • Ecossistema Regional de Varejo
    • Conexão Varejo
    • Figital Experience
    • Cupom Azul
    • Inova Ribeirão
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Finanças e Fomento
    • Varejo e Consumo
    • Serviços
    • Indústria
    • Agro
    • Construção e Imóveis
    • Logística e Transportes
    • Automobilístico
    • Energia
    • Saúde
    • Liderança e Gestão
    • Feiras e Eventos
    • Entidades Setoriais
    • Política
    • Região Metropolitana
    • Educação
    • Comunicação e Marketing
    • Tecnologia
    • Empreendedorismo e Inovação
    • PMEs
    • Pesquisas e Indicadores
    • Turismo e Hotelaria
    • Cultura e Entretenimento
    • Economia Criativa
    • Terceiro Setor
    • ESG
    • Nossas Histórias
    • Gente que Inspira
    •   Back
    • Podcast
    • Artigos
    • Colunistas

Newsletter

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Destaques

Redes sociais

Categorias

Tags

    Edit Template

    REDES SOCIAIS

    MAIS LIDAS

    • All Post
    • Agenda
    • Editorias
    • Opinião
    • Projetos Especiais
      •   Back
      • Agrishow
      • Fenasucro
      • Ecossistema Regional de Varejo
      • Conexão Varejo
      • Figital Experience
      • Cupom Azul
      • Inova Ribeirão
      •   Back
      • Economia e Mercado
      • Finanças e Fomento
      • Varejo e Consumo
      • Serviços
      • Indústria
      • Agro
      • Construção e Imóveis
      • Logística e Transportes
      • Automobilístico
      • Energia
      • Saúde
      • Liderança e Gestão
      • Feiras e Eventos
      • Entidades Setoriais
      • Política
      • Região Metropolitana
      • Educação
      • Comunicação e Marketing
      • Tecnologia
      • Empreendedorismo e Inovação
      • PMEs
      • Pesquisas e Indicadores
      • Turismo e Hotelaria
      • Cultura e Entretenimento
      • Economia Criativa
      • Terceiro Setor
      • ESG
      • Nossas Histórias
      • Gente que Inspira
      •   Back
      • Podcast
      • Artigos
      • Colunistas