O evento ofereceu atividades culturais e esportivas, prestação de serviços, e chamou a atenção da população para a Av. Nove de Julho que continua viva!
A histórica e charmosa Av. Nove de Julho, em Ribeirão Preto (SP), recebeu uma ocupação cultural no último domingo (25) com mais de 20 atividades gratuitas à população. A primeira edição do “Vem pra Nove Cultural” foi realizada entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tibiriçá (no trecho em frente à Recreativa, que não está em obras). O projeto foi idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, a partir de uma solicitação feita pelo Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade.
O grupo é liderado por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e SINCOMERCIÁRIOS (Sindicato dos Empregados do Comércio). Ao todo, 23 entidades de classe/empresariais e movimentos setoriais, além de mais de 70 lojistas impactados, integram o comitê.
“Atuamos principalmente para minimizar impactos das obras de mobilidade no Varejo de Ribeirão Preto e demais segmentos e partes interessadas. Nossa sugestão de realizar atividades culturais na Av. Nove de Julho tem objetivo de chamar a atenção da população para o fato de que esse importante corredor comercial está vivo e acessível, apesar das obras de mobilidade”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP.
Esta primeira edição do “Vem pra Nove Cultural” contou com brinquedos, apresentações culturais, contação de histórias, pintura facial, pipoca, mini cidade, oficina de desenho, aferição de pressão, vôlei, xadrez e jogos de tabuleiro, doação de mudas, adoção de pets, feira de artesanato, entre outras atividades gratuitas que vão acontecer sempre no último domingo de cada mês.
“Trata-se de um exemplo de cooperação entre sociedade civil organizada e poder público. Agora é preciso manter essa iniciativa e melhorá-la cada vez mais. Junto com isso também é importante que sejam realizadas regularmente ações de zeladoria, prevenção em segurança, melhorias no trânsito, entre outras medidas que apresentamos ao executivo em nosso Plano de Ação para a Av. Nove de Julho. E que as obras de mobilidade sejam concluídas o mais rápido possível”, destaca André Rezende, coordenador do Comitê e head de projetos e relações institucionais do SINCOVARP e da CDL RP.
Da Redação com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Fotos: Prefeitura de Ribeirão Preto.