O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) estima que os setores de bebidas e lojas de artigos diversos devem movimentar, durante o período de Carnaval, R$ 8,2 milhões na cidade de Franca (SP). A previsão leva em conta o número de estabelecimentos dos tipos, faturamento médio e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Além da estimativa, o IE-ACIF realizou uma pesquisa junto ao comércio local para saber sobre a expectativa dos comerciantes para a data. De acordo com os resultados, 80% se disse otimista e outros 20% indiferentes.
“Existe um grande otimismo, tendo em vista que não houve festividades durante o Carnaval, nos últimos dois anos, em razão das restrições impostas pela pandemia”, diz o economista da ACIF, Adnan Jebailey. “Nesse sentido, temos uma demanda reprimida para o período que deve movimentar a economia local. Setores como bebidas, eventos e alimentação preparada devem gerar empregos e, com certeza, serão impulsionados pela data”, afirma.
Ainda de acordo com a pesquisa, o ticket médio aguardado pelos lojistas é de R$ 87 e 60% deles esperam um crescimento de até 10% para a data, na comparação com o ano anterior.
Fonte: ACIF.
Foto: Agência Brasil EBC.