Fundada há 17 anos com o propósito de levar o conceito da moda circular para todos os cantos do Brasil por meio do conceito de “second hand” (uso de segunda mão), a economia circular e a responsabilidade social, a franquia Peça Rara Brechó abriu sua primeira loja em Franca. Trabalhando com um formato de negócio diferente de grande parte dos brechós – as peças são consignadas e o fornecedor recebe por elas após a venda – o espaço consegue oferecer um valor agregado melhor pelos produtos e ainda manter os preços atrativos para os compradores.
Os responsáveis por trazerem o Peça Rara Brechó para Franca são a fisioterapeuta Nathany Carla de Lima Carrijo e seu marido, Matheus Barbosa Carrijo. “A moda circular sempre esteve presente na minha vida. Consumo em brechós há muito tempo e acredito na importância desse ato como responsabilidade com o futuro”, explica a empreendedora. “Trabalhava na saúde, assim como meu marido, que é cirurgião. Decidimos que era o momento certo para empreender, já que temos um filho pequeno. Pesquisando descobrimos a Peça Rara e achamos que era a melhor escolha para o que buscávamos”, explica.
Em Franca, o Peça Rara Brechó trabalha com quatro departamentos: feminino, masculino, infantil e decoração. Lá, o cliente encontra desde livros, calçados, óculos, bijuterias, bolsas e roupas até brinquedos, móveis e produtos diversos para casa.
“Aqui no Peça Rara entregamos histórias e não apenas produtos. Temos um cuidado especial com as peças, conhecemos seus detalhes e, mais que um produto, estamos entregando algo que tem valor e que seguirá sendo importante, só que agora na vida de outra pessoa”, conta Nathany.
O Peça Rara conta com um setor responsável pela curadoria minuciosa de cada produto que chega na loja. Por tratar-se de uma franquia, conta também com a consultoria da marca que foi fundada por Bruna Vasconi, atual CEO, e que tem como sócia a atriz Débora Secco.
No espaço os clientes encontrarão peças das mais diversas marcas e preços. Um dos diferenciais do brechó é apostar em produtos para todos os gostos, bolsos e ocasiões.
Como as peças são avaliadas?
Para levar suas peças para o Peça Rara Brechó é preciso agendar um horário. Os produtos não podem ter furos, manchas, não podem estar sujos, rasgados, ou seja, precisam estar em bom estado de conservação.
A curadoria é feita peça por peça e cada uma tem seu valor. No fim da avaliação, o fornecedor recebe um arquivo com os valores propostos e, se estiver de acordo, elas são colocadas para venda.
Após a venda da peça o fornecedor recebe 50% do valor e 50% fica com a loja. É possível utilizar o crédito na loja, com 5% de desconto nas peças, ou sacar o dinheiro no mês seguinte ao que a venda foi efetuada.
Fonte: Carolina Ribeiro/PORTAL ACIF.
Fotos: Wilker Maia/ACIF.