Comitê de Acompanhamento diz que “continuará atento” ao andamento das intervenções e pede agilidade
A Secretaria Municipal de Obras anunciou que vai retomar, nesta terça-feira (23), as obras de implantação de corredores de ônibus nas avenidas Castelo Branco e Treze de Maio, na zona leste de Ribeirão Preto (SP). A informação foi publicada no site da Prefeitura, nesta segunda-feira (22).
Ainda segundo a Prefeitura, a construtora Autem (responsável pela execução das obras) entregaria, ainda na segunda (22), o cronograma de obras. A previsão é retomar as atividades pela reconstrução do pavimento no trecho da avenida Leão XIII, que deverá durar uma semana. Depois, as obras seguirão para a avenida Treze de Maio. O corredor Castelo Branco/Treze de Maio terá 8,4 Km de extensão e está orçado em R$ 26.123.173,77.
Na última segunda-feira (15), foram retomadas as obras dos corredores do Centro e o da Costábile Romano/Pres. Kennedy. Na região central, as obras do corredor estão em dois trechos da rua Barão do Amazonas, que ficarão interditados por 20 dias.
De todas as intervenções do programa Ribeirão Mobilidade, o maior problema acontece na Av. Nove de Julho que está com as obras paralisadas desde o início de dezembro quando a Secretaria de Obras rompeu contrato, no valor de R$ 31 milhões, com a Construtora Metropolitana, do Rio de Janeiro. Não há qualquer previsão de reinício e nem de quando será realizada nova licitação.
Na última semana, a Metropolitana obteve liminar na justiça suspendendo os efeitos da rescisão que previa, além da interrupção do contrato, a aplicação de multa e proibição de a empresa participar de novas licitações na cidade. A Prefeitura disse que recorreu para derrubar a liminar, mas o resultado ainda não saiu. Enquanto isso, o Comércio Varejista da região da Av. Nove de Julho agoniza.
“Com lupa”
O Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, em Ribeirão Preto, confirmou que continuará atento à cada passo sas intervenções do programa Ribeirão Mobilidade. “Vamos acompanhá-las ‘com lupa’, unindo forças sempre de forma construtiva e em defesa de empreendedores, em especial do Varejo nas regiões impactadas. Os cronogramas precisam ser cumpridos, com agilidade, para que o Comércio não seja prejudicado por situações negativas que ele não gerou”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente de SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Segundo André Rezende, coordenador do Comitê e Relações Institucionais de SINCOVARP e CDL RP, “O Comitê de Acompanhamento vem exercendo um papel importante com resultados efetivos. Visitamos regularmente os canteiros de obras, levantamos pontos de atenção, criticamos e reivindicamos quando necessário, apresentamos soluções, damos total suporte aos empreendedores, enfim, exercemos a interlocução com o poder público legitimados pela representatividade das várias entidades que integram o grupo”, afirma.
Liderado por SINCOVARP, CDL RP e SINCOMECIÁRIOS, o Comitê de Acompanhamento reúne, até agora, 23 entidades/movimentos de classe, empresariais e setoriais, e mais de 60 empresas impactadas pelas obras de mobilidade, em Ribeirão Preto.
Da Redação, com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto.